
Isto não significa que o regime iraniano tenha sido sempre uma vítima. Os abusos cometidos pela Força Quds do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica foram bem documentados.
Mas sejamos honestos sobre o que estamos vendo. Esta é a verdadeira política. Os Estados operam assim dentro de um paradigma de realismo nas relações internacionais: a protecção e projecção egoísta e muitas vezes implacável dos interesses nacionais. Do ponto de vista humanitário, isto é profundamente preocupante. O realismo não é amigo do bem-estar humano. O seu único resultado duradouro é a destruição da vida e da dignidade humanas na procura de vantagens estratégicas.
No entanto, é intelectualmente inconsistente isolar o Irão pelos seus próprios interesses e justificar a agressão estrangeira e os ataques no seu solo como punição pelo seu comportamento estratégico. Se aceitarmos o realismo como quadro, ele deve ser aplicado universalmente e não selectivamente.
Entretanto, as acções do Irão contra os seus adversários e os estados aliados dos EUA na região, especialmente os estados árabes, também contribuíram para a instabilidade. Muitos argumentariam que países como os EAU e outros merecem vingança pelo seu comportamento passado. Mas ao atacar estes Estados, o Irão produziu consequências reais e imediatas que vão muito além dos governos e das elites.
A produção de petróleo no Golfo Pérsico diminuiu. O Estreito de Ormuz foi perturbado. Os embarques de petróleo foram atrasados ou interrompidos, provocando repercussões nos mercados globais.



