Alguns profissionais de saúde no Congo atingido pelo Ébola estão em greve por causa de salários enquanto o número de mortos se aproxima dos 600

BUNIA, Congo – Os profissionais de saúde no centro do surto de Ébola no Congo abandonaram o trabalho para protestar contra atrasos nos pagamentos, ameaçando os esforços para abrandar um surto que, segundo as autoridades, está a espalhar-se mais rapidamente do que a resposta.

Na província de Ituri, a mais atingida entre as três províncias do leste do Congo afectadas pelo surto, vários profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha da frente disseram à Associated Press que não receberam salários e bónus desde que o surto foi declarado em 15 de Maio.

“Desde que o surto da doença do vírus Ébola foi anunciado, exigimos pagamento pelo nosso trabalho”, disse o Dr. Biensi Kano, membro do comité de vigilância epidemiológica na capital de Ituri, Bunia, à Associated Press.

Os últimos dados governamentais mostram que foram registados 1.708 casos, incluindo 580 mortes, e o primeiro mês do surto de Ébola já é o pior já registado, dizem as autoridades de saúde. Esta greve ocorreu no início do registo de um ensaio clínico de tratamento para o vírus Bundibugyo que causou este surto.

Um profissional de saúde usando equipamento de proteção individual fica perto de refugiados à espera do funeral de uma vítima do Ebola no campo de refugiados de Kigonze, um mês após a declaração do surto, em Bunia, leste da República Democrática do Congo, em 18 de junho de 2026. REUTERS

Os centros de tratamento estão quase lotados

A representante da Organização Mundial da Saúde no Congo, Dra. Anne Ancia, disse na terça-feira que o vírus continua a se espalhar, alimentado pelo deslocamento da população e pela insegurança, enquanto alguns centros de tratamento estão quase lotados.

A ausência de pagamentos de benefícios “expõe-nos a nós e às nossas famílias a dificuldades socioeconómicas significativas e enfraquece enormemente as nossas condições de vida”, disse Kano.

Num aviso oficial às autoridades nacionais e provinciais no fim de semana, os trabalhadores da linha da frente em Ituri ameaçaram entrar em greve se os salários não fossem pagos no prazo de 24 horas. Na terça-feira, algumas pessoas já tinham parado de trabalhar, apesar de não ter havido anúncio oficial de greve.

Os trabalhadores da linha da frente que foram prejudicados também incluíam equipas de segurança e proteção, aqueles que frequentemente realizavam ações de sensibilização comunitária e aqueles que enterravam pacientes que morreram de Ébola.

Os profissionais de saúde envolvidos na resposta ao Ébola reúnem-se no Hospital Geral de Rwampara durante atrasos devido a salários não pagos, enquanto as autoridades trabalham para conter um surto da nova estirpe Bundibugyo do Ébola, em Rwampara, província de Ituri, República Democrática do Congo, em 6 de julho de 2026. REUTERS

O governo congolês não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a situação. Mas as autoridades em Ituri disseram que se reuniram com os trabalhadores e que as suas preocupações estavam a ser abordadas.

“O facto de o aeroporto de Bunia ter sido fechado dificultou a implementação da resposta, em particular certos aspectos do fluxo de fundos. Esta é uma das possíveis razões para o atraso nos pagamentos”, disse Akilimali Pierre, gestor de incidentes do Instituto Nacional de Saúde Pública do Congo, à Associated Press.


Siga a cobertura do The Post sobre o último surto de Ebola


Alguns trabalhadores organizaram um protesto na segunda-feira em frente ao centro de tratamento de Ébola de Rwampara. Eles queimaram pneus, causando um breve pânico na área antes que a polícia interviesse para restaurar a ordem.

Os profissionais de saúde também enfrentam outros desafios, incluindo ataques de cidadãos furiosos e cepticismo em relação ao vírus.

O ministro da Saúde de Uganda, Chris Baryomunsi, à esquerda, senta-se ao lado do governador militar de Ituri, major-general Gaby Kasongo Mulumba Batoka, à direita, durante uma reunião em Bunia, Ituri, em 7 de julho de 2026. DIEUDONNE DIROLE/EPA/Shutterstock

‘Corremos o risco de morrer em vão’

Ben Bakule, um investigador comunitário, disse que escapou por pouco da morte no final de Maio, quando um grupo de jovens furiosos o atacou e aos seus colegas enquanto procuravam contactos de um caso confirmado de Ébola na aldeia de Tutu, na região de Djugu.

“Gastamos dinheiro em transporte para o trabalho. Achamos que receberemos algo em troca. No momento, nada está indo bem porque não somos pagos. Não merecemos esse tipo de tratamento”, disse ele à Associated Press.

“Talvez tenhamos de desistir dos nossos empregos. Este é o risco que corremos. Corremos o risco de morrer em vão. O governo quer que esta epidemia continue”, acrescentou Bakule, com a voz tingida de frustração.

Um caixão está do lado de fora do Hospital Geral Rwampara em 6 de julho de 2026. REUTERS

Quando visitou a cidade mineira de Mongbwalu – considerada um foco da doença – no mês passado, o Ministro da Saúde congolês, Roger Kamba, garantiu à equipa de resposta que o governo estava a dar prioridade às suas condições de trabalho.

“Todos os médicos, todos os enfermeiros e todo o pessoal que trabalha nos esforços de resposta a emergências receberão apoio total. Temos fundos para isso”, disse Kamba na altura.

Mas os trabalhadores da linha da frente dizem que a realidade é diferente.

Profissionais de saúde tratam um paciente de Ebola no Centro de Tratamento de Rwampara em 18 de junho de 2026. Foto AP/Musa Sawasawa

“Estamos fazendo tudo o que podemos para que as pessoas entendam o quão perigosa é esta doença. Vim aqui para salvar vidas de pessoas, mas esta é a minha maneira de agradecer. Trabalhamos dia e noite sem remuneração”, disse o Dr. Ghislain Maneba, epidemiologista e investigador comunitário na zona de saúde de Rwampara.

Entretanto, uma greve de alguns trabalhadores suscitou preocupações entre os residentes de Ituri, onde as medidas para abrandar o surto resultaram em dificuldades económicas.

Anifa Kito, residente de Bunia, disse estar preocupada com o facto de os esforços de resposta a emergências falharem e tornarem a vida quotidiana ainda mais difícil. “Vou pedir às autoridades que resolvam esta situação antes que as coisas piorem”, disse ele, em frente à sua barraca de tomate.

O redator da AP Constant, Same Bagalwa, em Bunia, contribuiu para este relatório.

Source link