Considerando a curta duração da semana parlamentar, que raramente se prolonga mesmo em ocasiões importantes, estes oito dias são na verdade mais curtos. E o destino do corpo legislativo está com estas pessoas: se na quinta-feira, na última votação secreta da lei eleitoral, o gabinete estável pretendido pelo Primeiro-Ministro passar a chamar-se Melonierum, então os franco-atiradores voltarão a aparecer, como fizeram em Julho, especialmente depois de Meloney pretender pedir a manutenção da confiança no novo sistema de votação (uma votação pública), então não haverá nada ou quase nada a fazer. O Primeiro-Ministro viajará ao Quirinale e apresentará a sua demissão ao Chefe de Estado. Depois, ao sair de Parliament Hill, é provável que diga que o seu governo, “escolhido pelo povo”, foi minado pelos jogos habituais do palácio, aos quais ela não tem intenção de sucumbir.
É quase certo que Mattarella a convidará ao parlamento para esclarecer. Permita-nos, pelo menos, concluir a aprovação da lei de estabilização dentro do prazo do final do ano. A partir daí, terminada a prática dos sessenta dias, os eleitores poderão voltar às urnas já no início de março, mesmo antes das eleições locais nas grandes cidades, o que não será fácil para o centro-direita.
Resta saber se esse possível desfecho realmente desagradará Meloni, que acaba de comemorar um mandato recorde em seu governo.. Ou quão infeliz ele poderia estar com a aprovação do comité de estabilização e a dissolução mais ordenada de ambas as câmaras. Se este segundo final for claramente o preferido, então mesmo o primeiro final, embora preocupante, não pode ser completamente rejeitado. É sabido que a lei eleitoral foi desenhada antes da chegada de Vannage ao poder, o que mudou radicalmente o quadro aspiracional, especialmente o do centro-direita. Agora, com o partido do general a subtrair votos à coligação governamental, todas as sondagens mostram que o centro-esquerda lidera, embora o estatuto da coligação da oposição permaneça incerto. Além disso, a situação geral no país, desde o aumento dos preços dos combustíveis ao aumento dos preços do gás e da energia, complica as actividades do governo. Encontrar um atalho para sair do impasse pode se tornar a clássica “segunda melhor opção” de Meloni.



