Papa Leão hoje em Pompeu e Napolitano: “Confio Nossa Senhora a toda a humanidade”.

Homilia

Queridos irmãos e irmãs: “Magnificai a minha alma ao Senhor”. Estas palavras, com as quais respondemos à primeira leitura, brotam do coração da Virgem Maria, ao mesmo tempo que mostram a Isabel o fruto do seu ventre, Jesus Salvador. Depois disso, Zacarias, pai de João Batista, o velho Simeão canta para Cristo. Estes três hinos marcam o louvor quotidiano da Igreja na Liturgia das Horas. Estes são os olhos do antigo Israel, que vê cumpridas as suas promessas; Olhei para a Esposa estendida ao seu Esposo divino; está envolvida toda a perspectiva da humanidade, que encontra resposta ao desejo da sua própria salvação. Há cento e cinquenta anos, a primeira pedra deste Santuário, no local onde irrompeu a erupção do Vesúvio em 79 d.C., enterrou sob as cinzas os sinais da grande humanidade, protegendo-os durante séculos, San Bartolo Longo, juntamente com a sua esposa, a Condessa Marianna Farnararo De Fusco, lançaram não só o templo, mas os alicerces de toda a cidade de Mariana.

Assim foi expressada a consciência do plano de Deus por São João Paulo II, falando neste lugar de graça no dia 7 de outubro de 2003, no final do Ano do Rosário, lançado no terceiro milénio, na perspectiva de uma nova evangelização: “Hoje – como nos tempos antigos de Pompeia, é necessário anunciar Cristo a uma sociedade que se afasta dos bons cristãos”.

O Papa Leão XIV visitou os fiéis de Pompeu: “É uma graça tê-lo aqui, rezamos pela paz com ele”.



Exatamente num ano, em que me foi confiado o ministério do Sucessor de Pedro, foi o dia da Súplica da Virgem do Santo Rosário de Pompeia. Por isso tive que vir aqui para colocar minha submissão sob a proteção da Santíssima Virgem. Depois de escolher o nome de Leão XIII, coloca os passos de Leão XIII, que, entre outros méritos, desenvolveu também um amplo Magistério em Santo Rosário. A tudo isto se aproxima a recente canonização de São Bartolomeu Longo, Apóstolo do Rosário. Este contexto nos fornece a chave para pensar sobre a Palavra de Deus da qual acabamos de ouvir. O Evangelho da Anunciação introduz-nos no momento em que o Verbo de Deus se torna carne no ventre de Maria. Deste ventre ele espalha uma luz que dá um sentido pleno da história e do mundo. A saudação que o anjo Gabriel dirige à Virgem é um convite à alegria: «Alegra-te, cheia de graça» (Lc 1,28; cf. Sof 3,14).

Sim, Ave Maria, é convidada à alegria: Maria, e nela nos diz tudo, nas ruínas da nossa humanidade, provada pelo pecado, e por isso sempre propensa aos abusos, à opressão e à guerra, chegou ao cuidado de Deus, a mansidão da misericórdia, que assume um rosto humano em Jesus. Assim Maria se torna Mãe da misericórdia. Discípulo do Verbo e instrumento da sua encarnação, revela-se verdadeiramente “cheio de graça”. Tudo em sua graça! Ao oferecer a sua carne ao Verbo, ela torna-se também, como ensina o Concílio Vaticano II segundo Santo Agostinho, «a mãe dos membros (de Cristo)… porque no nascimento dos fiéis da Igreja, que são membros daquela cabeça», ela coopera com a caridade (Const. Dogm. Lumen Gentium, 53; cf. Santo Agostinho, De S. Virginitate, 6). No “Eis que eu sou” de Maria não nasce apenas Jesus, mas também a Igreja e Maria torna-se Mãe de Deus – Theotokos e Mãe da Igreja. Um grande mistério!

Tudo é feito pela força do Espírito Santo, que cobre Maria e fecunda o ventre virginal. Este momento da história tem uma doçura e uma força que atrai o coração e conduz a uma profundidade contemplativa, na qual brota a oração do Santo Rosário. A oração, que surgiu no segundo milénio e progride gradualmente, tem as suas raízes na história da salvação e tem um prelúdio preciso na saudação do Anjo à Virgem. “Ave Maria”! A repetição desta oração no Rosário é como o eco da saudação de Gabriel, um eco que atravessa os tempos e conduz o olhar dos crentes para Jesus, os olhos e o coração da Mãe.

Jesus adorado, contemplado, assimilado em cada um dos seus mistérios, para que possamos dizer com São Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,19). Antes da proclamação da Palavra de Deus, colocada entre o Pai Nosso e o Glória, a Ave Maria, que se repete no Santo Rosário, é um ato de amor. Não faz parte do amor repetir incansavelmente: “Eu te amo”? O acto de amor, que se manifesta na coroa da coroa, como se vê na pintura mariana deste Santuário, remete-nos para Jesus e para a Eucaristia, “fonte e ápice de toda a vida cristã” (Luz dos Gentios, 11). Disto estava convencido São Bartolo Longo quando escreveu: “A Eucaristia é um Rosário vivo, e todos os mistérios ativos e vitais se encontram no Sagrado Sacramento” (Rosário e Nova Pompéia, 1914, p. 86). estava certo. Na Eucaristia encontram-se todos os mistérios da vida de Cristo, por assim dizer, reunidos no memorial do sacrifício e da sua verdadeira presença. O Rosário tem fisionomia mariana, mas coração cristológico e eucarístico (cf. Lit. Ap. Rosário da Virgem Maria, 1). Se a Liturgia das Horas marca os tempos de louvor à Igreja, marca o caminho da nossa vida no Rosário, regressando constantemente a Jesus e à Eucaristia. Gerações de fiéis foram formadas e preservadas por esta oração, simples e popular, mas ao mesmo tempo capaz de uma altura mística e do tesouro teológico mais essencial da teologia cristã. Pois o que há de mais essencial que os mistérios de Cristo, que o seu santo nome, pronunciado pela bondade da Virgem Mãe? Neste nome, e em nenhum outro, podemos ser salvos (cf. Atos 4:12). Repetindo isso em cada Ave Maria, de alguma forma experimentamos a casa de Nazaré e quase ouvimos novamente as vozes de Maria e José durante os muitos anos em que Jesus viveu com eles. Experimentamos também o Cenáculo, onde os Apóstolos e Maria esperavam a efusão do Espírito Santo. A primeira lição nos mostra isso. Como não pensar que naquele tempo entre a Ascensão e o Pentecostes, Maria e os Apóstolos lutaram em diferentes períodos da vida de Jesus? nenhum detalhe escapou! Tudo para ser memorizado, assimilado, imitado. Assim nasceu o caminho contemplativo da Igreja, cujo Rosário, como no ano litúrgico, proporciona a síntese na meditação diária dos santos Mistérios. O Rosário é um compêndio do Evangelho, que São João Paulo II quis completar com os Mistérios da Luz. Este sistema viveu também em San Bartolo Longo, que oferecia aos peregrinos meditações profundas para tirar o Santo Rosário da tentação da recitação mecânica e para cuidar do espírito bíblico, cristológico e contemplativo que deveria marcá-lo. Irmãs e irmãos, se o Rosário é “rezado” e, ouso dizer, “celebrado” desta forma, também ele, segundo a sua natureza, é fonte de caridade.

A Madona de Pompéia, aquele culto que se espalha pelo mundo a partir de Nápoles

De



Caridade para com Deus, caridade para com os outros: duas faces da mesma moeda, e a segunda leitura, extraída da Primeira Epístola de São João, exortava-nos com a exortação: “Não amemos de palavra nem de língua, mas de ação e de verdade” (1 Jo 3, 18). Portanto São Bartolomeu Longo foi o apóstolo do Rosário e ao mesmo tempo o apóstolo da caridade. Nesta cidade mariana acolheu órfãos e filhos de presos, mostrando o poder regenerador do amor. Aqui ainda hoje os menores e os mais fracos são recebidos e cuidados nas obras do santuário. O nosso Rosário dirige a nossa atenção para as necessidades do mundo, como confirmou a Carta Apostólica do Rosário da Virgem Maria, especialmente duas intenções que permanecem de urgente relevância: a família, que é a fragilidade do vínculo conjugal, e a paz, as tensões na crise internacional e a economia que prefere o comércio de armas ao respeito pela vida humana. Quando São João Paulo II anunciou o Ano do Rosário – e no próximo ano celebraremos o século IV – quis colocá-lo de forma única sob o olhar da Virgem de Pompeia.

O prefeito, rezando em Pompeia, encontrou-se com as famílias e os voluntários: “Daremos graças a ele”.



Os tempos não estão melhorando. As guerras continuam a ser travadas em muitas partes do mundo, com um papel renovado não só económico e político, mas também espiritual e religioso. A paz nasceu no coração. O próprio Pontífice, em Outubro de 1986, reuniu em Assis os líderes das principais religiões e convidou-os a rezar pela paz. Muitas vezes, ainda mais recentemente, tanto o Papa Francisco como os fiéis de todo o mundo pediram para rezar por esta intenção. Não podemos resignar-nos às imagens de morte que as notícias nos apresentam todos os dias.

Deste Santuário, cuja fachada San Bartolo Longo foi concebida como monumento de paz, rezamos hoje com fé. Jesus disse-nos que a oração da fé pode alcançar todas as coisas (cf. Mt 21,22). E São Bartolomeu Longo, pensando na fé de Maria, a define como “todo-poderosa pela graça”. Através da sua intercessão, que uma transbordante efusão de misericórdia venha do Deus da paz, tocando os corações, pacificando o ódio e iluminando aqueles que têm responsabilidades governamentais especiais. Irmãos e irmãs, nenhum poder terreno salvará o mundo, mas apenas o poder divino do amor, que o Senhor Jesus nos revelou e nos deu. Acreditamos nele, esperamos nele, nós o seguimos.

Source link