O Chanceler das Sombras, Mel Stride, dobrou sua afirmação de que imposto de selo deveriam ser abolidas para abrir o mercado imobiliário “fechado”.
Os compradores de casas têm de pagar imposto de selo quando compram um imóvel e o imposto pode acrescentar milhares – ou dezenas de milhares – aos custos de mudança.
Para uma casa no valor de £ 500.000, o imposto do selo é de £ 15.000. Em uma compra de £ 800.000, custa £ 30.000.
Num próximo episódio do podcast The Property Exchange com o agente imobiliário Winkworth, Stride diz que os impostos que causam os maiores danos económicos são os “impostos transaccionais”.
“O imposto do selo atrasa as transacções e pesa no mercado imobiliário”, diz Stride.
Acrescentou que o custo do imposto de selo significa que muitos jovens não conseguem obter habitação tão facilmente como deveriam, em parte porque têm de angariar grandes somas de dinheiro para pagar o imposto de selo.
Os compradores de primeira viagem recebem um desconto em compras de até £ 500.000 e estão totalmente isentos abaixo de £ 300.000.
“Economicamente, isto significa que é menos provável que as pessoas se mudem de onde estão para trabalhar, o que tem um impacto no mercado de trabalho”, acrescentou Stride.
Caro: os compradores de casas têm que pagar imposto de selo quando compram uma propriedade e o imposto pode adicionar milhares de dólares à sua conta de mudança
Stride disse que a carga do imposto de selo também significa que as famílias têm menos probabilidade de reduzir o tamanho e liberar a oferta no mercado.
Ele disse: ‘Se você somar todas essas coisas, você acaba com um imposto que causa danos econômicos reais.’
O Instituto de Estudos Fiscais descreveu anteriormente o imposto de selo como “um dos impostos economicamente mais prejudiciais”.
Em 2024, o grupo de reflexão afirmou que o imposto de selo “aumenta o mercado imobiliário, mantendo as pessoas que não precisam dele em casas demasiado grandes para elas, reduzindo assim a oferta disponível para as famílias em crescimento; e isto serve para reduzir a mobilidade laboral.’
O Partido Conservador prometeu abolir o imposto de selo sobre todas as residências primárias.
“Se você quiser reduzir os impostos, o imposto de selo é um dos impostos com os quais você deve começar”, disse Stride no podcast.
Os compradores de casas e os que compram pela primeira vez serão afetados por um aumento no imposto de selo a partir de 1 de abril de 2025, uma vez que os trabalhistas optaram por não prorrogar o benefício fiscal em vigor a partir de 2022.
O valor do imposto de selo apresentado por compradores de primeira viagem mais do que quadruplicou desde o fim do feriado fiscal, mostrou uma pesquisa publicada no mês passado.
Aqueles que compraram casas iniciais pagaram cerca de £ 408 milhões em imposto de selo sobre a terra a partir de abril de 2025, contra apenas £ 101 milhões no ano anterior.
O Tesouro capturou mais da metade do imposto de selo pago pelos compradores de primeira viagem de apenas uma região, de acordo com o portal imobiliário Rightmove.
Analisou o número de propriedades de zero a dois quartos vendidas no Reino Unido para calcular o valor do imposto de selo sobre as casas iniciais adquiridas pelo Tesouro.
O imposto do selo é pago por quem adquire um imóvel acima de um determinado limite.
Os limites de pagamento do imposto de selo não foram aumentados permanentemente desde que foram introduzidos pela primeira vez em 2017.
No entanto, os compradores têm beneficiado de impostos mais baixos desde o outono de 2022, quando o limite de pagamento do imposto de selo foi aumentado.
Durante o período de taxas mais baixas, o imposto de selo não foi pago sobre as primeiras £250.000 de uma propriedade para a maioria dos proprietários do Reino Unido, mas foi agora restaurado para £125.000. Existem taxas diferentes para cada parte do valor do seu imóvel.
Mas os compradores de primeira viagem têm taxas diferentes. Para eles, o limite será reduzido de £ 425.000 para £ 300.000 em abril de 2025. Qualquer valor acima disso será tributado em 5%.



