Início ESTATÍSTICAS Suplemento diário de óleo de peixe reduz riscos cardíacos graves em pacientes...

Suplemento diário de óleo de peixe reduz riscos cardíacos graves em pacientes em diálise

79
0

Um grande estudo internacional descobriu que a ingestão diária de óleo de peixe pode reduzir drasticamente o risco de complicações cardíacas graves em pessoas submetidas a diálise por insuficiência renal. O estudo foi conduzido na Austrália em colaboração com a Monash Health e a Escola de Ciências Clínicas da Monash University.

O estudo, conhecido como ensaio PISCES, acompanhou 1.228 participantes em diálise em 26 locais na Austrália e no Canadá. Os resultados foram apresentados na Semana do Rim da Sociedade Americana de Nefrologia de 2025 e publicados ao mesmo tempo em Jornal de Medicina da Nova Inglaterra.

Menos ataques cardíacos, derrames e mortes cardíacas

Os participantes que tomaram quatro gramas de óleo de peixe por dia apresentaram melhorias impressionantes. O suplemento contém ácidos graxos ômega-3 naturais EPA e DHA. Em comparação com aqueles que receberam placebo, estes pacientes tiveram uma redução de 43% nos principais eventos cardiovasculares. Os resultados medidos incluíram ataques cardíacos, derrames, mortes relacionadas ao coração e amputações vasculares.

O professor associado Kevan Polkinghorne, nefrologista da Monash Health e adjunto da Escola de Ciências Clínicas, liderou o braço australiano do estudo.

“Os pacientes em diálise correm um risco extremamente elevado de doenças cardiovasculares e muito poucos tratamentos demonstraram reduzir esse risco”, disse o professor Polkinghorne. “Numa área onde muitos ensaios foram negativos, esta é uma descoberta significativa.

“Os pacientes em diálise normalmente apresentam níveis significativamente mais baixos de EPA e DHA do que a população em geral. Isto pode ajudar a explicar a magnitude do benefício observado neste grupo.”

As descobertas aplicam-se apenas a pacientes em diálise

O professor Polkinhorn enfatizou que os resultados eram típicos de pessoas em hemodiálise por insuficiência renal. Ele advertiu que as descobertas não devem ser extrapoladas para pessoas saudáveis ​​ou outros grupos de pacientes.

A parte australiana do ensaio foi financiada pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC). A coordenação geral do ensaio foi realizada pela Australasian Kidney Research Network (AKTN). Cerca de 200 pacientes australianos participaram do estudo, incluindo 44 tratados na Monash Health.

A liderança internacional do estudo PISCES veio da Professora Charmaine Locke e dos seus colegas da University Health Network em Toronto e da Universidade de Calgary.

Source link