Início ESTATÍSTICAS Um estudo de 43 anos mostra que o café diário pode proteger...

Um estudo de 43 anos mostra que o café diário pode proteger seu cérebro

49
0

Um grande estudo de coorte prospectivo conduzido por pesquisadores do Massachusetts General Brigham, da Harvard T. Chan School of Public Health e do Broad Institute of MIT e Harvard examinou dados de 131.821 participantes do Nurses’ Health Study (NHS) e do Health Professionals Study (HPFS). As descobertas mostraram que o consumo moderado de café com cafeína (2-3 xícaras por dia) ou chá (1-2 xícaras por dia) foi associado a um menor risco de demência, declínio cognitivo mais lento e melhor preservação cognitiva. O estudo foi publicado em YAMA.

“Enquanto procurávamos possíveis ferramentas para prevenir a demência, pensámos que algo tão comum como o café poderia ser uma intervenção dietética promissora – e o nosso acesso único a dados de alta qualidade de mais de 40 anos de investigação permitiu-nos prosseguir esta ideia”, disse o autor sénior Daniel Wang, MD, professor associado de medicina de rede no Departamento de Channing. de Medicina no Brigham General e Professor Assistente na Harvard Medical School. Wang também é professor associado de nutrição na Harvard Chan School e membro associado do Broad Institute. “Embora nossos resultados sejam encorajadores, é importante lembrar que o tamanho do efeito é pequeno e há muitas maneiras importantes de proteger a função cognitiva à medida que envelhecemos. Nossa pesquisa sugere que beber café ou chá com cafeína pode ser uma peça do quebra-cabeça”.

Por que a prevenção da demência é importante

A prevenção precoce da demência é particularmente importante porque os tratamentos atuais são limitados e geralmente proporcionam apenas benefícios modestos quando os sintomas aparecem. Como resultado, os cientistas estão cada vez mais centrados nos factores do estilo de vida, incluindo a dieta, que podem influenciar o desenvolvimento do declínio cognitivo.

O café e o chá contêm compostos como polifenóis e cafeína, que se acredita apoiarem a saúde do cérebro. Estas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação e limitar os danos celulares, ambos ligados ao declínio cognitivo. No entanto, estudos anteriores sobre café e demência produziram resultados mistos, muitas vezes devido a períodos de estudo mais curtos ou a dados limitados sobre padrões de consumo a longo prazo e diferentes tipos de bebidas.

Dados de longo prazo oferecem informações mais claras

Os conjuntos de dados do NHS e do HPFS ajudaram a colmatar estas lacunas. Os participantes foram acompanhados por 43 anos com avaliações repetidas de dieta, diagnósticos de demência, problemas cognitivos subjetivos e medidas cognitivas objetivas. Os pesquisadores analisaram como o consumo de café, chá e café descafeinado estava relacionado aos resultados de saúde cerebral a longo prazo.

Entre mais de 130 mil participantes, 11.033 desenvolveram demência durante o estudo. Pessoas que bebiam muito café com cafeína tinham um risco 18% menor de desenvolver demência em comparação com aquelas que raramente ou nunca o bebiam. Eles também relataram taxas mais baixas de declínio cognitivo subjetivo (7,8% vs. 9,5%) e tiveram melhor desempenho em alguns testes cognitivos objetivos.

A cafeína pode desempenhar um papel fundamental

Padrões semelhantes foram observados entre os consumidores de chá, enquanto o café descafeinado não mostrou as mesmas associações. Isto sugere que a cafeína pode ser um factor importante nos benefícios observados relacionados com o cérebro, embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar os mecanismos subjacentes.

O efeito mais forte foi observado em participantes que beberam 2 a 3 xícaras de café com cafeína ou 1 a 2 xícaras de chá por dia. Um nível mais elevado de consumo de cafeína não parece ter causado nenhum dano. Em vez disso, mostraram benefícios comparáveis ​​aos da faixa de ingestão moderada destacada no estudo.

“Também comparamos pessoas com diferentes predisposições genéticas para desenvolver demência e vimos os mesmos resultados – o que significa que o café ou a cafeína são provavelmente igualmente benéficos para pessoas com alto e baixo risco genético de desenvolver demência”, disse o autor principal Yu Zhang, MBBS, MS, estudante de pós-graduação na Harvard Chan School e estagiário de pesquisa no Mass General Brigham.

Autores do estudo e financiamento

Além de Wang e Zhang, os participantes do Mass General Brigham incluíram Yuxi Liu, Yanping Li, Yuhan Li, Jae H. Kang, A. Heather Eliasen, Moline Wang, Eric B. Rim, Frank B. Hu e Meir J. Stamper. Autores adicionais foram Walter C. Willett e Xiao Gu.

A pesquisa foi apoiada pelos institutos nacionais de saúde UM1 CA186107, U01 HL145386, U01 CA167552, R01 HL60712, P30 DK46200, R00 DK119412, R01 AG077489, RF1 AG083764 e R01 NR019992. As organizações financiadoras não estiveram envolvidas no desenho do estudo, coleta de dados, análise, preparação do manuscrito ou decisão de publicação.

Source link