“O Papa Francisco quis vir aqui, para o que vergonhosamente tomou o nome de “terra do fogo”, mas não conseguiu. Hoje queremos fazer a verdade, reconhecendo o grande dom que a Encíclica Laudato Si representava para a missão da Igreja nesta terra. Disse este Papa Leão XIV em Acerra (Nápoles), onde veio em visita pastoral aos habitantes da Terra do Fogo.
“Cheguei em primeiro lugar às lágrimas daqueles que perderam entes queridos, mortos pelo contágio de pessoas e instituições nefastas, que poderiam ter agido impunemente durante muito tempo”, quando disse aos familiares das vítimas dos “incêndios terrestres”. “No entanto, estou aqui também para agradecer a quantos responderam com o bem e o mal, especialmente a Igreja – disse Leão – por ousar denunciar e profetizar, para reunir o povo na esperança”.
Tendo chegado a Acerra de helicóptero, o pontífice chegou à catedral, onde o*Além de bispos e religiosos, estão presentes os familiares das vítimas da poluição.
Ao desembarcar nos jogos do Arcoleum, o Papa Leão de At. Anthony Di Donna, bispo de Acerra; Roberto Fico, presidente da Região da Campânia; Michele Di Bari, governadora de Nápoles; e Tito d’Errico, prefeito de Acerra.
O Papa deixou então a catedral para dirigir-se no Papamóvel em direção à Piazza Calipari, onde as autoridades estimam que compareceram cerca de 15.000 pessoas.
Leão XIV permaneceu muito tempo na igreja catedral de Acerra com seus pais e muitas crianças e jovens que morreram de doenças que se contaminaram. Havia também alguns jovens que ainda lutam contra o câncer.
‘Perturbar a cultura da arrogância’;
O Sumo Pontífice, no primeiro discurso de Acerra, convida todos, a começar pelo povo da Igreja, a mostrar “todos os dias a autoridade para servir, que se humilha e se aproxima, que toma a iniciativa e se deixa levar. Na verdade, a cultura do privilégio, da arrogância, da não faculdade, que é demasiado prejudicial para esta terra, como em muitos outros países da Itália e do mundo”, deve ser minada. Deus “para inspirar novas formas de pregação, de cooperação, de regeneração ambiental e social. Há uma espiritualidade dos lugares, mas tudo se deve à espiritualidade das pessoas. A mudança do mundo começa sempre no coração”.
‘Champanhe feliz’, ‘sofremos destruição’.
O Pontífice mencionou no primeiro discurso de Acerra: “Esta já foi chamada de Campânia feliz, pela sua fertilidade, abundância e bela cultura, foi capaz de ser um hino à vida. “Sofremos a devastação causada pelo milagre do ecossistema – sublinhou Leone em seu discurso na catedral diante das famílias das vítimas dos incêndios terrestres –, dos lugares, das histórias e da memória. Diante deste assunto, pode haver duas atitudes: indiferença ou responsabilidade.
Ao que você disse: ‘Nunca mais a terra do fogo’.
“Nunca mais, nunca mais Incêndios Terrestres. O nosso país é conhecido não só pelas feridas, mas sobretudo pela força do seu povo, resiliência, energia, história e cultura, pela capacidade de acolher migrantes e pela difícil escolha de ficar aqui de qualquer maneira.” Assim, o bispo de Acerran, Antonio Di Donna, agradeceu ao Papa no final do encontro na Piazza Calipari com os fiéis, os anciãos, a assembleia civil. “Suas palavras viraram o arco do arco sobre esta terra; a esperança não está mais perdida.” “Em memória dos nossos mortos – acrescentou o bispo – queremos declarar o nosso compromisso: todos assumimos, sem exceção, as nossas responsabilidades, cada um no seu papel. Pedimos às instituições que continuem o trabalho iniciado, evitando os erros do passado, concentrem-se no estudo dos protestos e na defesa da saúde pública, nos poderes do ar e contra os incêndios, na flexibilização da agricultura”. E ainda: “Somos cidadãos que acreditamos na mudança, no cuidado da casa comum, no estabelecimento de uma nova vida, na criação de regras mais rígidas e no controle do poder político”. As igrejas “promovem o conhecimento do Sì Laudato Sì e a educação para o respeito da criação, trabalhando com as instituições e, se necessário, acusando-as da sua lentidão e incumprimento”.
Don Patriciello: ‘Esta manhã Acerra no centro’.
“Esta manhã Acerra se torna o centro. Sofremos esta maldição, que é o nome do Fogo da Terra. É justo dizer: “Nunca mais, nunca mais”. Assim, Dom Maurizio Patriciello, pároco de Caivan e sacerdote símbolo da luta pelo meio ambiente, chegou à catedral de Acerra. Padre Patriciello, que há anos está próximo das famílias das vítimas do Fogo da Terra, confirmou que “não é possível poluir a Terra”.
“Ainda não falei com o Santo Padre – mas o próprio Bispo de Acerran explicar-lhe-á a situação com mais detalhes”. O prelado também afirmou que a “massacre” deve ser interrompida. “Fogo – disse ele – eles não podem produzir e depois economizar os custos vão poluir a terra e matar pessoas: eles não podem fazer isso. É o suficiente. É verdade, aqueles que negaram o Fogo da Terra, e se o fizeram por razões econômicas, tenham vergonha e peçam perdão. Abrimos os braços para aqueles que fizeram isso por ignorância, mas nenhum de nós é pequeno. Chorando, mas todas as portas estão fechadas. E olhem para a lei sobre crimes ambientais em 2015, porque a Itália nem tinha lei, aliás ele tinha que punir esses eco criminosos, esses eco camorra”.
Por fim, Dom Maurice relembrou seu encontro com o arrependido Schiavone: “Ele me disse que eram industriais do norte que procuravam a Camorra – concluiu – e que lhe havia dito para subjugar o tráfico de drogas, enterrando-o com lixo, lixo tóxico, você poderia ganhar muito sem risco”.
Reprodução reservada © Copyright ANSA



