26 anos, Agostina Galimberti Ela entrou em um campo onde quase não há precedentes: é argentina, mulher e presidente de um clube de futebol dos Estados Unidos. De San Martín, província de Buenos Aires, à Flórida, seu nome começou a circular fortemente a partir de um projeto que ainda está nascendo, mas já tem estrutura, ambição e um peso pesado à frente do campo de futebol como Bernardo Romeo.
Galimberti lidera Porto St.uma nova instituição que competirá em Liga Um da USL -categoria abaixo da MLS- e que será o primeiro clube de futebol profissional daquela cidade da costa atlântica da Flórida, em plena expansão demográfica. Um local sem tradição neste desporto, mas com terreno fértil para crescer.
“Não esperava quando me ofereceram a vaga. Aconteceu. Para mim foi só aprendizado e esforço”, diz. Clarim. A sua chegada à presidência não fez parte de um plano inicial, mas sim consequência de um processo em que ganhou terreno quase sem querer.
Sua história começa longe dos desktops. Criada em uma família ligada ao hóquei – sua mãe e seu tio eram jogadores – ela jogou quando criança pelo clube Mitre e continuou sua carreira até os 19 anos, com experiências na Austrália, Alemanha e até convocação para a seleção da Tasmânia. Mas havia algo que não o calou completamente. “Quando voltei para Buenos Aires, troquei o hóquei pelo futebol, que era o que eu queria muito fazer. Quando era menina, sempre jogava com meu irmão e meus primos, mas minha mãe sempre gostou mais de hóquei”, lembra.
Agostina Galimberti, a argentina que preside Port St LucieEssa mudança a levou ao clube Comunicaciones, onde alcançou a Primera, embora tenha jogado principalmente nas reservas, pois seu caminho voltou a sofrer desvios. Os Estados Unidos reapareceram em sua vida e em Miami jogou na academia do PSG até que uma lesão o impediu. “Quebrei o joelho há dois anos”, explica ele.
Aí começou outra etapa. “Desde pequena sempre fui empreendedora”, diz ela. E ela ilustra isso com uma anedota: seu pai, carpinteiro, fez para ela uma bola de futebol e ela levou para alugar na escola. “Sempre fui parar na gestão porque vendia coisas para os colegas. Em casa todos se perguntavam de onde eu tirava esse aspecto, mas sempre tive muita curiosidade em saber como as pessoas ganhavam dinheiro”, revela. Essa preocupação a fez criar Vixonum sistema de babadores interativos que atuam em estímulos cognitivos no treinamento esportivo.
“Quando fui para a Austrália, vi que eles treinavam de forma diferente. Nunca tinha visto treinamento cognitivo. Fiquei imaginando o que aconteceria se os babadores mudassem de cor e foi aí que a ideia começou”, explica. O projeto cresceu “à vontade” e hoje está em processo de certificação, com testes em equipamentos profissionais e seleção.
Paralelamente, envolveu-se na formação do clube. A ideia original partiu do sogro, o empresário Gustavo Suárezempurrado pelo companheiro, Paulo, filho de Gustavo. “Queríamos um clube e começamos a olhar para a USL. Eles nos deram opções de cidades e surgiu Miami”, diz. O seu papel foi fundamental desde o início: “Como ninguém falava inglês, disseram-me que eu tinha de liderar a primeira reunião. A partir daí começaram a dar-me confiança.”
A apresentação oficial de Bernardo Romeo como Diretor de Futebol do Port St Lucie.Esse foi o ponto de partida. Depois vieram as negociações com as autoridades locais e a consolidação do projeto. “Queríamos dizer à cidade que somos uma família que veio ajudar”, diz ele.
Hoje, o clube já possui terreno destinado à construção de um estádio – que começará com capacidade para 6 mil pessoas e será ampliado para 15 mil – e uma instalação específica para futebol. – A construção começa este ano, diz ele. Além disso, o plano inclui empreendimentos imobiliários e comerciais para dar suporte à estrutura.
No esporte, o cronograma já está em andamento. Os reservas começaram a competir em maio e o time titular estrearia no ano que vem. Haverá também futebol feminino. E a chegada de Romeu marcou um avanço na qualidade. “Foi uma loucura que Berni tenha renunciado à AFA. Isso nos coloca em outro nível”, diz ele.
Nesse contexto, sua figura também quebra moldes. “Ser mulher não é fácil, mas também te diferencia. Se você fizer bem as coisas e for responsável, eles vão te respeitar muito mais”, afirma. E é apoiado por uma tendência que começa a crescer a nível mundial: “As mulheres assumem cada vez mais estes papéis”.
Este será o Estádio Port St LucieEnquanto isso, ele se prepara: está fazendo mestrado em negócios de futebol com certificação FIFA. “Tenho que me preparar para aproveitar o meu momento”, entusiasma-se.
O objetivo do clube é claro. Trata-se de treinar, competir e exportar talentos. “Queremos ser uma sementeira e ser pioneiros em muitas coisas que faltam no futebol dos Estados Unidos. Mas também treinar pessoas”, explica.
Num país onde o impacto de Lionel Messi mudou a lógica do desporto, o contexto ajuda. “O que Messi gera é uma loucura. Atire em todos os meninos para brincar. É uma entidade separada”, descreve.
Galimberti, por sua vez, continua em uma posição incomum, pois é uma jovem argentina e líder feminina que lidera um clube em pleno nascimento em outro país. “É um jogo. Poderia ter dado errado, mas continuamos”, resume. E nesse sentido, talvez tudo esteja explicado.



