Início ESTATÍSTICAS Este suplemento popular pode aumentar o risco de defeitos congênitos, sugere um...

Este suplemento popular pode aumentar o risco de defeitos congênitos, sugere um estudo

63
0

Os antioxidantes são frequentemente considerados suplementos poderosos que ajudam a prevenir doenças crônicas e câncer, tratar doenças como DPOC e demência e até mesmo retardar o processo de envelhecimento.

No entanto, uma nova pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas do Texas (VMBS) sugere que altas doses regulares podem ter desvantagens inesperadas. O estudo descobriu que a ingestão excessiva de antioxidantes pode alterar o DNA do esperma e aumentar a probabilidade de diferenças no desenvolvimento da prole, particularmente na formação facial e do crânio.

Num estudo publicado em Fronteiras da biologia celular e do desenvolvimentoA equipe liderada pelo Dr. Michael Golding estudou dois antioxidantes amplamente utilizados, N-acetil-L-cisteína (NAC) e selênio (Se), usando modelos de camundongos.

Camundongos machos que receberam esses antioxidantes durante seis semanas produziram descendentes com mudanças marcantes na estrutura do crânio e da face. Vale ressaltar que os próprios pais não apresentavam problemas de saúde visíveis.

Estas descobertas levantam preocupações sobre o uso de altas doses de antioxidantes, especialmente para homens que planeiam ter filhos.

Quando a ingestão de antioxidantes se torna excessiva

Compostos como o NAC são comumente encontrados em suplementos, incluindo multivitaminas, e são frequentemente tomados para reduzir o estresse oxidativo que pode resultar de fatores como o consumo excessivo de álcool.

O laboratório de Golding estuda há muito tempo como o consumo de álcool pelos pais pode afetar os filhos. Trabalhos anteriores associaram o consumo excessivo de álcool pelos homens a uma série de problemas de desenvolvimento dos seus filhos, incluindo anomalias craniofaciais. Com base nisso, os pesquisadores examinaram se a adição de NAC ou Se à dieta poderia neutralizar esses efeitos.

“Sabemos que o álcool causa estresse oxidativo e procuramos nos livrar dele adicionando um suplemento conhecido por reduzir o estresse oxidativo”, disse Golding, professor do Departamento de Fisiologia Veterinária e Farmacologia da VMBS. “Quando percebemos que os descendentes nascidos de machos que receberam apenas NAC apresentavam diferenças craniofaciais, foi uma surpresa porque essa molécula é universalmente considerada boa.

“Quando nos sentamos para pensar sobre isso, percebemos que faz sentido – você toma um multivitamínico para garantir o equilíbrio, mas se o que você está tomando para garantir o equilíbrio está desequilibrado (a dose de antioxidantes é muito alta), então você está indo mal.”

Pesquisas anteriores já mostraram que ingestões muito elevadas de antioxidantes podem ter desvantagens. Por exemplo, pode reduzir os benefícios do treino de resistência e afetar negativamente o desempenho atlético.

“A saúde do esperma é outro indicador de desempenho; simplesmente não pensamos nisso no nosso dia-a-dia”, disse Golding. “Se você tomar uma grande dose de um antioxidante, poderá prejudicar sua aptidão reprodutiva, e parte do caminho para um resultado ruim terá consequências para a prole”.

Mudanças no rosto podem refletir o desenvolvimento do cérebro

Uma das descobertas mais inesperadas dizia respeito à prole feminina, que apresentava diferenças físicas mais pronunciadas. Isso inclui olhos mais próximos e crânio menor, características também associadas à síndrome alcoólica fetal.

“É uma verdade muito aceita na medicina pediátrica que o rosto espelha o cérebro, porque o cérebro e o rosto são formados ao mesmo tempo”, disse Golding. “Quando seu rosto migra (durante a gravidez), ele usa sinais do seu cérebro para saber para onde ir e, se essas duas coisas não corresponderem, há um atraso ou algum tipo de anormalidade no desenvolvimento do cérebro.

“Portanto, se você observar anormalidades na linha média do rosto, é provável que veja anormalidades na linha média do cérebro”, disse ele. “Pessoas com essas anormalidades geralmente têm problemas de controle de impulsos, condições neurológicas como epilepsia e outros problemas de desenvolvimento”.

Os pesquisadores observam que ainda não está claro se os descendentes deste estudo terão problemas no sistema nervoso central. Mais estudos são necessários para determinar quaisquer efeitos neurológicos a longo prazo.

Por que o equilíbrio é importante com suplementos

O estudo destaca um ponto-chave sobre nutrição e suplementos. Mesmo compostos benéficos podem ser prejudiciais se tomados em excesso, especialmente sem necessidade médica óbvia.

Muitas pessoas usam regularmente suplementos em altas doses, incluindo aqueles ricos em antioxidantes. Por isso é importante ler atentamente os rótulos e entender quanto de cada ingrediente está sendo consumido. O NAC, por exemplo, é um ingrediente comum em multivitaminas e às vezes é incluído em níveis elevados.

“A maior mensagem aqui é que existe um equilíbrio”, disse Golding. “Pense em você como uma planta – se você mantiver sua planta ao sol por muito tempo, ela irá desidratar. Se você regar demais sua planta, ela apodrecerá as raízes. Mas se você tiver o equilíbrio certo entre luz solar e água, é aí que o crescimento acontece. A saúde depende disso.

“Se suas vitaminas fornecem 1.000% da quantidade diária recomendada, você deve ter cuidado”, disse ele. “Se você se limitar a 100% do intervalo, estará bem.”

Source link